Av. Jamaris, 441 cj. 72
Moema - São Paulo - SP
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Artigos Importantes

17/03/2023

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

 A Lei Geral de Proteção de Dados tem sido um dos assuntos mais discutidos desde quando a lei número 13.709 foi sancionada em 14 de agosto de 2018. Inspirada na regulamentação europeia lançada em 2016 (GDPR), a lei diz como os dados dos cidadãos podem ser coletados, armazenados, manipulados etc.
Estabelece regras sobre coleta e manutenção das informações tanto de cidadãos brasileiros quanto de pessoas que estejam no território nacional, que deve ser feita sempre com o consentimento dos usuários salvo em casos de mandados judiciais ou para garantir a segurança pública e/ou do Estado, no caso de investigações criminais. Vale tanto para dados digitais conseguidos pela internet como através de outros meios.
O fato é que as empresas não têm muito claro o que deve ser feito, primeiramente, pois nenhuma empresa é igual à outra e outro ponto é que os serviços ou produtos que possuem são bem diferentes. Nesse cenário de incertezas, empresas devem se preocupar em proteger os dados pessoais de seus clientes e colaboradores evitando ao máximo uma possível multa ou sanção por qualquer tipo de infração. Aproveite a LGPD para ajustar seus processos, melhorar a segurança da informação e trazer um diferencial em seus futuros negócios.

Quem precisa se adequar à LGPD?

Todas as empresas e prestadoras que trabalham com tratamento de dados dos cidadãos brasileiros feita em território nacional, sediadas no Brasil ou no exterior, com operações no país ou não. Por exemplo, Google, Apple e Amazon respondem à LGPD mesmo se coletarem dados de brasileiros aqui para processá-los nos Estados Unidos.
A empresa com sede fora do Brasil ou que trabalhe com parceiras internacionais poderá transferir esses dados para fora, desde que o país em que ela está sediada também possuam leis abrangentes sobre tratamento de informações pessoais, ou garanta mecanismos de proteção similares aos previstos na legislação brasileira.
Por fim, uma empresa deverá apagar dados que julgue não mais necessários, exceto se ela for obrigada por lei, ou outro motivo justificável, a mantê-los.

Saiba mais sobre a lei no link abaixo. 

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm
 
03/03/2023

Revolução da Digitalização

Em recente entrevista ao site Uol, o economista José Roberto Afonso citou sobre a importância da digitalização para o futuruo da gestão pública. 

Entre outros pontos, informou que a digitalização pode impactar na redução de custos, mas ela não pode ser feita somente pelo governo ela tem que ser implantada em um plano nacional, envolvendo governo e empresas. 
 
Confira a entrevista na íntegra no link abaixo: 

https://economia.uol.com.br/colunas/jose-paulo-kupfer/2023/01/20/digitalizacao-radical-e-saida-para-contas-publicas-diz-jose-roberto-afonso.htm 
27/01/2023

Conheça mais sobre a lei da digitalização.

O decreto 10.278 do dia 18 de março de 2020 veio para modernizar as leis nº 13.874/2019 e nº 12.682/2012, modificando as formas como os documentos, tanto digitais como físicos são tratados. 

Essa alteração significa uma enorme modernização no processo de digitalização, ajudando as empresas a lidarem com a gestão de documentos, tendo mais agilidade e facilidade no dia a dia. 

Para saber mais sobre a Lei da Digitalização acesse o link. 

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/d10278.htm  
20/01/2023

As vantagens da digitalização.

A digitalização de processos é fruto da revolução digital e é fundamental entender o que é e os benefícios que ela traz para as empresas. 

Atualmente, as empresas precisam inovar e se adaptar permanentemente para permanecer competitivas e ter sucesso. A digitalização de processos é a transferência de dados físicos para o ambiente virtual, o que inclui o envio de documentos para a nuvem, de modo que se tornem acessíveis de qualquer lugar de forma rápida, bastando um dispositivo com acesso à internet.

Dentre os benefícios podemos citar entrega de documentos, fechar negócios, prestar serviços, assinar contratos entre outros e tudo isso pode ser feito em ambiente digital quando há digitalização de processos.

Entre em contato conosco e vamos acabar com o papel da sua empresa. 

oi@digitadoc.com.br ou pelo whatsapp 11-99335-7684.  
26/08/2022

Desafio da digitalização na área jurídica

Os trabalhos jurídicos demandam um dinamismo que não tolera pausas simplesmente para coletar informações. Por este motivo, contar com equipamentos que fazem uma digitalização rápida, com qualidade e de maneira confiável e dinâmica é imprescindível para os advogados. 
A digitalização pode fazer diferença nesse mercado, principalmente automatizando o escaneamento de documentos enviados por e-mail e também ao armazenamento das informações em formato PDF pesquisável, por exemplo. Além disso, em um futuro bem próximo, projeta-se que 80% das empresas em geral implementarão um mecanismo para mudar para infraestrutura e aplicativos centrados na nuvem, duas vezes mais rápido do que antes da pandemia.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
« Voltar